O caminhar; transportes sem rodas; O transitar humano; Modos de transporte; Circulação segura; Direito de ir e vir com segurança; Ser passageiro; Dados estatísticos; Ofuscamento; Segurança do pedestre; Identificação de sinais de trânsito; Segurança das calçadas; Respeito à vida; Sinais no trânsito; Coletividade; Geometria das placas; Calçadas seguras.
Evolução dos meios de transporte; Transporte de qualidade; Segurança na bicicleta; Invenção da roda; Transporte de qualidade; Frota; Dados estatísticos; Aderência; Velocidade; Segurança nos diversos tipos de deslocamentos; Skate com segurança; Respeito à vida; História da bicicleta; Diferentes tipos de ambientes; Aquaplanagem; Ambiente rural; Poluição do ar; Metrô; Tipos de transporte coletivo; Transporte
nas grandes cidades.
Os primeiros veículos; Circulação especial; Evolução dos meios de transporte; Transporte de pessoas e cargas; Motocicletas; Cuidados do passageiro em motocicletas; Transporte de pessoas e cargas; Uso do cinto de segurança; Cuidados para o passageiro em motocicletas; Campanhas educativas de trânsito; Transporte coletivo; bonde; Prevenção dos acidentes de trânsito; Biomassa; Acessibilidade na escola;
Grafite vspichação; Respeito ao espaço público.
O automóvel; Tipos de paisagens; Paisagens urbanas; Reconhecimento de vias; Vias urbanas e rurais; Dados estatísticos; Frota; O uso do celular no trânsito; Circulação; Educação no trânsito; Mensagens educativas; Efeitos do álcool; Álcool e direção; Carona; A supervalorização do automóvel pela sociedade; Rodovias; ferrovias; O impacto dos acidentes; Veículos elétricos; Mensagens educativas; Utilização de veículos elétricos.
Objetivo: Fundamentar os conteúdos e as atividades propostas nos livros dos alunos, bem como trazer dicas para a realização dos trabalhos e projetos.
Nele, o professor irá encontrar várias oportunidades de trabalhar interdisciplinarmente, sempre considerando os valores éticos, a pluralidade e a cidadania. A proposta conta com a participação constante do professor, como mediador no processo de construção do saber sobre a mobilidade e a segurança no
trânsito.
Conteúdos: Os objetivos de cada aula; Componentes curriculares e objetivos de aprendizagem; Sugestões para introduzir e desenvolver o conteúdo proposto; Os recursos ou materiais necessários para desenvolver as atividades e os trabalhos propostos; Apoio bibliográfico, apresentando referências de
livros, revistas e endereços eletrônicos; Sugestões de projetos e pesquisas enriquecendo ainda mais o
assunto trabalhado; Orientações para a realização de um projeto interdisciplinar englobando os assuntos
trabalhados durante todo o processo educativo.